Sim, existe esta possibilidade, no entanto as cirurgias axilares atuais são cada vez mais conservadoras, exatamente para reduzir ao máximo este indesejado efeito colateral.
Os gânglios (linfonodos) são responsáveis pela imunidade local e pela drenagem dos líquidos excedentes do braço. Quando se realiza a retirada destes gânglios o acúmulo de liquido por ocorrer. Quanto maior o número de linfonodos retirados e quanto mais tratamentos locais forem adicionados maior o risco, da mesma forma quanto menor a cirurgia, por exemplo a retirada de um único gânglio (linfonodo sentinela) a chance de ocorrer este inchaço também será menor.
No entanto o número de linfonodos que são necessários de serem retirados depende do tipo e extensão da doença e cada paciente terá o tratamento indicado e dedicado ao seu caso.
Alguns cuidados com o são necessários auxiliar na redução do risco de acúmulo de líquidos (linfedema) e o braço não fique inchado, portanto você precisa seguir as orientações do seu médico. Evite machucados, se gosta de fazer as unhas procure não retirar as cutículas para evitar machucados repetitivos, faça o jardim de luvas.